30maio

“Propaganda não dá resultado!”

     “Como assim?” Você deve estar se perguntando… “Como um publicitário, vendedor de espaços publicitários, diz que propaganda não dá resultados?” Explico: Muitos empresários quando buscam algum tipo de propaganda, seja no rádio, no jornal, em outdoor, panfleto, ou qualquer outra mídia, buscam vendas instantâneas, querem maior número de clientes em poucas horas, querem soluções mágicas.

                Philip Kotler é considerado o pai do marketing. Foi ele quem mais difundiu o conceito conhecido como os “4 Ps”. Alguns pensadores modernos acham este conceito ultrapassado, mas eu o vejo como básico para qualquer negócio dar certo.

                Segundo esta teoria, uma empresa pode ter a melhor propaganda do mundo, mas se o produto não for bom, dificilmente será um sucesso. Se o preço cobrado for maior do que o consumidor está disposto à pagar também será um problema. A mais cara campanha publicitária é jogada na lata de lixo quando um funcionário da empresa presta um mau atendimento ou não expõe o produto corretamente.

                Somente com ações integradas, as empresas conseguem ter resultados positivos sustentáveis. Tudo tem que estar alinhado com o modo de pensar do cliente. Para que uma propaganda dê resultado, ela tem que ser direcionada ao público consumidor. Já vi empresário escolher placa de outdoor porque fica no seu caminho de casa. Deveria escolher as placas que estão no caminho dos consumidores.

                Muitas empresas dizem que prestam excelente atendimento, mas o que se vê na prática é que o atendimento da maioria é ruim, com gente mau preparada, recebendo salários abaixo da média. Como alguma empresa espera que uma equipe preste um atendimento classe A, se paga um salário classe D?

                No mundo dos negócios, não existem mágicas! Se sua empresa precisa de resultados, comece agora a integrar algumas ações.

8 SUGESTÕES PARA TER MAIS RESULTADOS POSITIVOS:            

1- Pesquise seus clientes
– A verdade é que alguns nem sabem exatamente o que querem, mas com perguntas inteligentes você desperta o desejo deles. Pesquise antes, durante e após a compra.

2- Tenha bons produtos
– Ter bons produtos não significa ter os melhores produtos do mundo, significa ter os que o cliente quer.

3- Cobre o preço certo
– Se for caro demais, o cliente procura a concorrência, se for barato demais, você está dando um tiro no pé. Uma empresa só sobrevive com lucratividade.

4- Esteja aonde o cliente está
– Uma banca de pastel em um bairro muito rico, não venderá nada. E uma banca de produtos de luxo (originais) na feira também não conseguirá vender nada.

5- Treine sua equipe
– O treinamento de equipe de atendimento deve ser constante. Os funcionários precisam conhecer muito bem o que vendem, precisam dominar técnicas de vendas e saber lidar com as mais diversas situações que envolvam os clientes.

6- Reconheça
– Os funcionários não querem só dinheiro. Querem trabalhar com pessoas estimulantes e que parabenizam quando vêem um trabalho bem-feito

7- Seja diferente
– Faça alguma coisa que as outras empresas não fazem. Os clientes não querem “mais do mesmo”. Querem um algo mais.

8- Faça propaganda
– “Quem não comunica se trumbica” É necessário que a empresa desenvolva uma maneira de fazer com que os consumidores saibam que ela existe, lembrem que a empresa é bacana e que sintam vontade de fazer negócios.
Para que uma empresa tenha bons resultados, existem procedimentos que facilitam o alcance do êxito. A propaganda é um deles.

Leandro Branquinho – Vendedor, publicitário, radialista e instrutor de atendimento e vendas – www.radiovendas.com

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About Leandro Branquinho

Top Palestrante de Vendas Autor do Rádio Vendas Colunista da Revista VendaMais Colaborador de Grandes Portais como Falando de Varejo e A Magia do Mundo dos Negócios Em 2016, viajou o país do Oiapoque ao Chuí em busca do Melhor Vendedor do Brasil

9 comments

  1. queria uns conselhos para aumentar minhas vendas

    • Leandro Branquinho

      Fábio, tem muita coisa aqui no blog que pode te ajudar.
      Dê uma navegada.

      Ou então faça uma pergunta de qual é exatamente sua dúvida. Blz?

  2. abri uma loja de produtos naturais no shopping,estou vendendo pouco,meu concorrente vende mais caro que eu e la vive cheio,o que faço?

    • Leandro Branquinho

      Antes de dar minha resposta para esta pergunta, é necessário que você entenda que preço, pouquíssimas vezes, é um grande diferencial.
      As pessoas compram conveniência, praticidade, bom atendimento, status, uma marca que lhes dê garantia etc.
      Provavelmente, o seu concorrente está oferecendo uma destas coisas melhor do que você.
      Então, respondendo a sua pergunta.
      Minha sugestão é que você, antes de fazer qualquer coisa, identifique o que o seu concorrente está fazendo e o que ele não está fazendo. Concentre suas forças em ser diferente. E como você já percebeu, o preço mais baixo de todos não é o que realmente atrai os seus clientes.
      Eu tenho um amigo que se chama Fred Rocha. Ele diz que Preço é o diferencial para quem não tem mais nada a oferecer.

  3. Rogério Barcelos Duarte

    Olá boa noite, senti firmeza quando li suas postagens e por isso venho lhe pedir uma ajuda,tenho uma Lanchonete e confeitaria com menos de dois meses de inauguração,tenho uma variedade de produtos e uma linha de qualidade considerável as margens de lucros estão boas mas as vendas estão em baixo nível,também tenho um atendimento de boa qualidade,oque devo fazer pra aumentar minhas vendas,ficaria muito grato e honrado com sua colaboração,desde já muito obrigado .

    • Leandro Branquinho

      Olha só. Você me disse que a variedade e qualidade dos produtos são boas, que a margem de lucro também é bacana e que o atendimento é de boa qualidade. Você só não falou sobre o seu ponto de venda e sobre o que está fazendo para divulgar sua empresa.
      Pelo que você me falou, eu recomendo investir na fachada, ações de merchandising no ponto de venda, promoções para atrair novos clientes e principalmente: propaganda.
      Não adianta o seu produto ser bom, o lucro ser bom e o atendimento ser bom se ninguém conhece sua empresa.
      Esteja presente nas redes sociais, faça panfletagem de porta em porta na região de sua empresa e lembre-se que o rádio é um ferramenta muito poderosa para atrair clientes locais. Uma das vantagens do rádio é a possibilidade de você trocar o anúncio muito rapidamente.
      Então, vou repetir.
      De nada adiante ter um bom produto, uma boa margem e um bom atendimento se ninguém te conhece.
      Mantenha todos estes pontos positivos faça propaganda e bota pra quebrar.

  4. boa tarde
    trabalho em uma empreza em sao benedito CE no ramo de moveis e eletrodomesticos e sao estipuladas metas
    estou bem abaixo nas venda oque faço?

    • Leandro Branquinho

      Ué, se está abaixo da meta, mude o que você está fazendo. Se está atendendo 10 pessoas por dia, atenda 20. Se telefona pra 5, mude a quantidade para 15. Mude o jeito que está abordando as pessoas, aprenda técnicas de vendas, seja mais amigo… Enfim, tem muita coisa que você pode fazer. Só não pode ficar esperando que as vendas melhorem sozinha.

  5. Ola Leandro, gostei muito do site, as dicas me foram variosissimas. Estou pensando em investir em propaganda, trabalho no ramo de prestaçao de serviços, mas vi que alem da propaganda, preciso melhro algumas outras coisas. Parabens, otimo texto.

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