20maio

Para que serve um gerente?

Se você perguntar: “Qual a função principal de um gerente?” para qualquer pessoa que tenha um gerente de vendas mediano, provavelmente terá como resposta alguma destas alternativas:

(   ) -Pra dar desconto.
(   ) -Pra resolver problema.
(   ) -Pra somar comissão.
(   ) -Pra pagar o salário.
(   ) -Pra mandar funcionário embora.
(   ) -Pra contratar funcionário.
(   ) -Pra abrir a loja.
(   ) -Pra fechar a loja.
(   ) -Para conferir o caixa.
(   ) -Pra fechar o caixa.
(   ) -Para pagar cerveja pra galera.

A verdade é que nenhuma das alternativas está correta!
As 3 principais funções de um gerente são:

1-Orientar a equipe.
2-Manter a motivação de todos.
3-Cobrar o trabalho de cada funcionário.

Qualquer outra função é acessória e pode ser delegada à outras pessoas.

As pessoas que gerenciam processos, estão com seus dias contados. Deixarão de existir, isto porque a cada dia, as tecnologias avançam no sentido de organizar e otimizar processos. Já as pessoas, quando em grupo, cada vez mais, precisam de orientação. Precisam de alguém que não deixe que elas se desanimem e de alguém que realmente saiba cobrar e obter resultados.

É papel do gerente orientar. O bom gerente não tem problemas em ensinar, aliás, ele sabe que, somente dividindo o conhecimento a empresa irá crescer. Ele sabe que todos precisam conhecer as normas e os procedimentos de trabalho, por isso ele é um orientador.

Motivação é uma coisa pessoal. Ninguém, nem nada neste mundo pode motivar outras pessoas. Motivação é escolha. As pessoas escolhem por quais motivos querem trabalhar. Porém, algumas situações podem diminuir a motivação de um funcionário, como por exemplo: salário abaixo da média, fofocas, intrigas, falta de reconhecimento, falta de um elogio… É papel do gerente identificar o que cada membro da equipe precisa para continuar motivado.

Gerente precisa cobrar. Um pouco de pressão faz muita gente ser mais produtiva. Eu disse “um pouco” porque pressão demais atrapalha a motivação de cada um. O gerente que é muito “bonzinho”, age desta forma por dois motivos. Ou é incompetente e quer ter a aprovação da equipe para se manter no cargo, ou é refém dos funcionários que são muito bons e não o respeitam.

O gerente não precisa ser malvado, mas só será produtivo se souber orientar corretamente, se conseguir manter a motivação de todos e souber obter os resultados que empresa espera, cobrando os funcionários da maneira correta.

Leandro Branquinho – Vendedor, Publicitário, Radialista e Instrutor de Atendimento e Vendas www.radiovendas.com

Ouça também o podcast sobre este assunto AQUI

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About Leandro Branquinho

Top Palestrante de Vendas Autor do Rádio Vendas Colunista da Revista VendaMais Colaborador de Grandes Portais como Falando de Varejo e A Magia do Mundo dos Negócios Em 2016, viajou o país do Oiapoque ao Chuí em busca do Melhor Vendedor do Brasil

2 comments

  1. Leandro, tenho 19 anos, comecei a trabalhar de vendedor na empresa que estou hoje com 16 anos, é uma loja de calçados, e hoje sou gerente, a maioria das funcionárias (são 9) já trabalhava na loja quando entrei, e como me destaquei, não só nas vendas, porque desde que entrei já fiquei em primeiro, mas no sentido de organização, de tomar frente para as coisas, de montar as vitrines, enfim, estou nesse cargo hoje… O problema é que elas não respeitam muito minhas decisões e a maioria não corre atrás das vendas como eu corria, até então, a loja vem crescendo, mas sabe quando eu sinto que ainda falta mais alguma coisa? Sinto que se tiver mais motivação das vendedoras a loja poderá melhorar ainda mais, e estou fazendo tudo que está ao meu alcance, motivando todo mundo todo dia, auxiliando venda a venda com o cliente, tomando frente para organização da loja… Será que tenho que ser mais pulso firme (e se sim, em que sentido posso melhorar?), será que devo fazer mudanças na equipe? Como reconhecer qual candidato poderá ser um grande vendedor? Se puder me ajudar, fico no aguardo! Muito Grato!

    • Rodrigo,
      Sim. Posso te dar algumas sugestões.
      Sabe o que motiva vendedores?
      O sucesso.
      Eu nunca vi campeões de vendas desmotivados
      Transforme sua equipe de vendedoras em campeões de venda.
      Garanto que todas ficarão motivadas.
      E sabe como é que você faz isto?
      Com O. M. C.
      Um bom gerente, um bom líder precisa sempre guardar estas 3 letrinhas. O. M. C.
      O. Orientar. – Oriente sua equipe. Mostre o que você espera de cada integrante. Ensine técnicas de vendas e se você não sabe ensinar, chame quem sabe, compre livros e revistas de vendas e converse sobre o assunto com sua equipe.
      M de Motivar – É impossível motivar alguém desmotivado. Mas o líder pode inspirar sua equipe através dos bons exemplos, através do reconhecimento e de elogios sinceros. É papel do líder cuidar para que o clima na empresa seja sempre alto astral. Elimine as fofocas e dê o exemplo de motivação.
      e
      C de Cobrar – Um bom líder sabe que é necessário cobrar. E tem que ser firme na cobrança. Mas preste bem atenção. Não adianta cobrar uma equipe que não foi bem orientada. Não adianta cobrar uma equipe que está desmotivada.
      A coisa funciona nesta ordem
      Orientar
      Motivar
      e
      Cobrar

      Quanto a contratação de candidatos, vou falar sobre isto em uma outra postagem

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