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O Cliente E A Razão

“O cliente tem sempre razão”

Que mentira!
Já vi muitos clientes reclamarem e depois pedirem desculpas porque não tinham percebido o erro que eles mesmos tinham cometido.
A verdade é que existem muitas situações em que o cliente não tem razão.
Mas cabe ao atendente, ao vendedor ter jogo de cintura e orientar o cliente.
Dizer para o cliente “Sr. Cliente, você está errado!”, é a mesma coisa que pedir para arrumar um inimigo.
Mesmo que o cliente esteja errado, é papel do vendedor atendê-lo bem. Somente com um bom atendimento é possível contornar a situação.
E não confunda atender bem com ser capacho.
Nenhuma pessoa tem o direito de humilhar outra.
Se o cliente estiver muito bravo e fazendo uma reclamação de algo que você tem certeza que a empresa está certa, seja firme.
Tenha uma postura profissional e deixe claro que juntos vocês dois vão encontrar a melhor solução.
Falar que o cliente está cometendo um erro, só vai deixá-lo mais nervoso.
Abaixar a cabeça e ter uma postura de submissão, só vai fazer com que o cliente se irrite ainda mais.
O cliente nem sempre tem razão.
Mas somente com uma postura firme e com bastante educação, é possível convencê-lo de que ele está errado. Sem dizer “você está errado”!

,Leandro Branquinho

Áudio originalmente veiculado no dia 08-01-15 nas seguintes emissoras:
-Rádio Educativa – Três Corações – MG
-ACETC – Portal da Associação Comercial e Empresarial
-Rádio Cidade – Campos Gerais – MG
-Varejo 1 – Belo Horizonte – MG
-Rádio Unifei – Itajubá – MG (emissora migrando de AM para FM)

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About Leandro Branquinho

Top Palestrante de Vendas Autor do Rádio Vendas Colunista da Revista VendaMais Colaborador de Grandes Portais como Falando de Varejo e A Magia do Mundo dos Negócios Em 2016, viajou o país do Oiapoque ao Chuí em busca do Melhor Vendedor do Brasil

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