7fev
Cliente bravo

Como lidar com reclamações de clientes

Clique no botão de play para ouvir minha teoria sobre atendimento e como a Harvard Business Review propõe lidar com reclamações

Como lidar com reclamações de clientes

Não importa se o trabalho é perfeito, se o seu atendimento é impecável. Uma hora ou outra, algum cliente irá reclamar. E de acordo com a Harvard Business Review, 3 pontos são importantes ao enfrentar uma reclamação de um cliente.
1-Entenda todo  o contexto (Quanto mais informações você tiver, mais fácil será resolver o problema)
2-Proponha uma solução (Atendimento é muito mais do que simpatia, é necessário resolver o problema ou tentar ao menos uma possível solução)
3-Mostre respeito (Os clientes, na maioria das vezes, vão te perdoar se você cometer um erro e pedir desculpas. Tenha a consciência de que clientes não perdoam arrogância.
Eu tenho uma teria do bom atendimento. Atendimento ruim é o atendimento preto e branco. E atendimento bom é o atendimento que tem alegria, que tem C.O.R. – Três letrinhas C . O . R
C de conhecer o produto, conhecer como resolver o problema
O de Ouvir o cliente, de dar atenção
e R de resolver. De nada adianta simpatia, se o problema não for resolvido ou ao menos, propor uma solução enquanto mostra respeito pelos seus clientes.

Leandro Branquinho – Palestrante de Vendas

PS:
Há uns 2 anos, fiz um episódio do Rádio Vendas falando sobre um exercício para ajudar a resolver situações complexas como lidar com clientes difíceis. Clique abaixo para ouvir

Share this Story

About Leandro Branquinho

Top Palestrante de Vendas Autor do Rádio Vendas Colunista da Revista VendaMais Colaborador de Grandes Portais como Falando de Varejo e A Magia do Mundo dos Negócios Em 2016, viajou o país do Oiapoque ao Chuí em busca do Melhor Vendedor do Brasil

One comment

  1. Tem muita empresa que nem liga para o atendimento ao cliente… Ter lá um numero de suporte é o mesmo que não ter.
    E isto aplica-se especialmente a muitas empresas grandes que pensam já não precisar de investir tanto nisto por dominarem o mercado.

    Um bom apoio ao cliente é uma das coisas que realmente vai fidelizar o cliente à empresa a juntar ao produto de qualidade que comprou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

© Leandro Branquinho 2017, All Rights Reserved