Para fazer o download, clique em Como abordar clientes na loja
Pergunta de uma ouvinte no radiovendas.com.br
“Branquinho, vou começar a trabalhar numa loja de roupas infantis em um shopping. Nunca trabalhei com vendas, nem atendimento ao público. Estou insegura. Mas quero me tornar uma excelente vendedora. Pode me dar algumas dicas em como abordar e alguns bons argumentos para vender?”
A melhor maneira de abordar um cliente em uma loja é recebê-lo como se fosse um amigo ou um conhecido em sua casa.
Imagine que você está na sua casa. A campainha tocou, você abre a porta e um conhecido seu. Você diz: “Pois não?” Tenho certeza que não.
Alguém de sua família bater em sua porta. Você abre a porta e diz “Posso te ajudar?”
Claro que não.
Você diz: “Olá”. “Oi, tudo bem?”, “Seja bem-vinda”
Não é assim? O sua abordagem para alguém conhecido é natural e espontânea. Em seu trabalho deve ser da mesma forma.
Você pediu alguns argumentos para vender, eu acredito em coisa. Bons vendedores não tem bons argumentos. Bons vendedores tem boas perguntas.
Em uma loja de roupas infantis eu perguntaria:
“É para algum parente?” – “É menino ou menina?” – “Quantos anos ele(a) tem?” – “Está procurando algum modelo ou tipo de roupa mais específico?”
É claro que você precisa conhecer os produtos da loja, mas lembre-se disto. O seu papel é ajudar suas clientes a tomarem a melhor decisão. E isto se faz com perguntas inteligentes.
Leandro Branquinho
Áudio originalmente veiculado no dia 13-08-14 nas seguintes emissoras:
-Rádio Educativa – Três Corações – MG
-ACETC – Portal da Associação Comercial e Empresarial
-Rádio Cidade – Campos Gerais – MG
-Rádio Show de Negócios- São Paulo –SP
-Varejo 1 – Belo Horizonte – MG
-Rádio Unifei – Itajubá – MG (emissora migrando de AM para FM)
Página oficial do Palestrante Leandro Branquinho : leandrobranquinho.com.br
Olá eu trabalho numa loja de atacado de roupa infantil, quero algumas dicas como abordar e atender bem o cliente…