27mar

Coloque mais COR no seu atendimento

Coloque mais C.O.R. no seu atendimento

Não é difícil encontrarmos empresas em que o clima de atendimento não é bom. Tenho certeza que você já presenciou a cena a seguir. Assim que entra na loja, um vendedor te aborda, sem nenhuma expressão no rosto e, de maneira decorada e robótica, te pergunta:

-“Posso te ajudar?”

-“Não obrigado, estou só dando uma olhadinha.” Você responde por instinto.

-“Fique à vontade”

Pronto. O vendedor te abandona e vai para junto dos outros vendedores que estão enfileirados. Todos com a mesma expressão de indiferença, apatia, desânimo… Este tipo de loja, por melhor que sejam os produtos, tem um clima Preto e Branco. A impressão que dá é que nenhum dos profissinais (se é que podemos chamar assim) está feliz em trabalhar naquela empresa.

Muitas vezes a culpa é do dono. Trata mal os funcionários, não oferece reconhecimento, paga salário abaixo da média e nem sequer oferece treinamento. Só que o cliente não quer saber de quem é a culpa. Ele quer ser bem atendido. E se o patrão não reconhece, saiba que os clientes falam bem de profissionais que prestam um bom atendimento e chegam até a indicar os vendedores para o concorrente.

Caro amigo profissional de atendimento, se o patrão não te reconhece, faça pelos seus clientes. Eles abrirão portas para você. Acabe com o atendimento Preto e Branco e coloque mais C.O.R. no seu atendimento.

Cada letra da palavra C.O.R. tem um significado:

C – Conheça os produtos e serviços da empresa. Saiba com detalhes, o que você está vendendo. Conheça os procedimentos e normas da empresa. Conheça seus concorrentes e principalmente, conheça os seus clientes. Saiba quais são suas preferências, seus gostos e maneira como gostam de ser atendidos.

O – Ouça seus clientes. Procure ouvir com atenção o que eles dizem. Muitas vezes as pessoas falam mais com o corpo e com suas expressões faciais do que com as palavras. Preste atenção no que estas expressões dizem e tenha empatia. Ter empatia é saber se colocar no lugar do cliente.

R – Resolva. Tenha capacidade de resolver os problemas, de resolver o que o cliente está te pedindo. Se você não tiver capacidade, tenha pelo menos vontade e disposição de resolver aquilo que ele te pede.

Uma vez, fomos comemorar o aniversário de meu tio em um tradicional barzinho na cidade. Estávamos eu, minha esposa, meu irmão e a noiva, minha prima com o noivo, o aniversariante, meu tio e sua esposa, minha tia. Tudo ia bem, até que um cliente que foi comprar um refrigerante de dois litros no balcão deixou uma criança derrubar a garrafa. Quando bateu no chão, abriu uma fenda e um jato em alta pressão espirrou nas minhas costas, na roupa de meu tio e no cabelo de minha tia, que tinha acabado de chegar do salão de beleza. Tudo seria muito engraçado e hoje todos estaríamos dando risada da história. Mas acontece que o garçom não ofereceu ajuda e foi para detrás do balcão rir de todos nós.

Ninguém lembra se a cerveja estava gelada, se o petisco estava gostoso, nem que música estava tocando. Nós só lembramos das risadas do garçom. Claro que não é necessário te falar que nunca mais voltaremos àquele lugar. Por que lá o clima é Preto e Branco.

Veja uma apresentação em que este texto foi inspirado em www.slideshare.net/radiovendas

Leandro Branquinho – vendedor, publicitário e instrutor de atendimento e vendas

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About Leandro Branquinho

Top Palestrante de Vendas Autor do Rádio Vendas Colunista da Revista VendaMais Colaborador de Grandes Portais como Falando de Varejo e A Magia do Mundo dos Negócios Em 2016, viajou o país do Oiapoque ao Chuí em busca do Melhor Vendedor do Brasil

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