13mar

A loja pode cobrar mais no cartão?

Pergunta de um ouvinte:
“Branquinho, eu utilizo muito as vantagens da conta corrente (Debito automático, Transferências, Etc..) com isso minhas compras acabam sendo com cartão credito. Mas boa parte dos comércios de minha cidade forçam o cliente pagar mais caro a mercadoria comprada no cartão; usando argumentos como : ” No cartão tem acréscimo ” ou ” No Cartão só vendo acima de valor X “. Enfim são praticas abusivas e contra o Código do Consumidor.
A pergunta é : Falta clientes para gastar no Comercio? Ou falta Comerciantes dispostos a vender no preço justo e com facilidades de pagamentos?”
Em 1989, existia um órgão que se chamava Conselho Nacional de Defesa do Consumidor. E naquele ano foi estabelecida um resolução que dizia que cobrar a mais por uso de cartão de crédito ou débito era proibida. O conselho não existe mais. Porém a proibição continuou até o ano de 2014. Sim. Até 2014. O Senado federal suspendeu esta resolução no mês de agosto de 2014. Nos sites Senado em foco, Tecmundo e Jornal Nacional da Globo.com tem esta notícia. De acordo com os senadores, esta é uma medida para permitir que o consumidor e o lojista possam negociar. De acordo com o Proteste, Associação de Consumidores e Associação de Procons a medida é abusiva e uma afronta ao direito do consumidor.
O que não ficou claro pra mim é se esta medida já está em vigor ou se precisa da aprovação da presidente da república.
Mas a minha opinião é que você como consumidor deveria procurar empresas que não cobram um preço diferente no dinheiro ou no cartão.

Leandro Branquinho

Áudio originalmente veiculado no dia 13-03-15 nas seguintes emissoras:
-Rádio Educativa – Três Corações – MG
-ACETC – Portal da Associação Comercial e Empresarial
-Rádio Cidade – Campos Gerais – MG
-Varejo 1 – Belo Horizonte – MG
-Rádio Unifei – Itajubá – MG (emissora migrando de AM para FM)
-Rádio 98 FM – Ribas do Rio Pardo – MS

Share this Story

About Leandro Branquinho

Top Palestrante de Vendas Autor do Rádio Vendas Colunista da Revista VendaMais Colaborador de Grandes Portais como Falando de Varejo e A Magia do Mundo dos Negócios Em 2016, viajou o país do Oiapoque ao Chuí em busca do Melhor Vendedor do Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

© Leandro Branquinho 2017, All Rights Reserved