27mar

O leão e o vendedor

O leão e o vendedor O leão é um animal que sempre aparece em historinhas e fábulas. Mas ao contrário da selva, onde reina absoluto, no mundo corporativo “leão” tem vários significados Podemos dividir em algumas categorias:

Matar um leão por dia – Eu lembro que quando era garoto, assistia com meu pai, Johnny Weissmuller lutar com um leão. Na pele (e sunga) de Tarzan, ele sofria e suava para derrotar o rei das selvas. Hoje quando escuto a expressão “matar um leão por dia”, não lembro do Tarzan, lembro do Denis. Era um vendedor que adorava matar um leão por dia. Voltava pra casa todos os dias, após ter visitado 87 clientes. De vez em quando, voltava com uma venda feita. Como ele usava a tática de visitar muitos clientes, era natural que alguém comprasse. No dia seguinte, era o mesmo sofrimento: visitar muitos clientes e trazer, com sorte, uma venda. Pra mim, matar um leão por dia é não ter boas estratégias, é trabalhar duro e não usar a cabeça, é usar o fôlego e os músculos para vender. Vale a pena? Só se você não tiver cérebro e for o namorado da Jane.

Vendedor Hakuna Matata – “É lindo dizer HaKuna matata, sim você vai entender Os seus problemas você deve esquecer, isso é viver…” A música é uma gracinha, o filme do Rei Leão, uma obra prima. Agora, achar que esquecer os problemas é viver…(?) Só se você estiver de férias na Disneylândia. O vendedor Hakuna Matata é aquele que não dá um retorno para o cliente quando acontece um problema. Afinal de contas, tudo passa…(sic) Problemas precisam ser enfrentados e clientes gostam de saber que alguém se importa.

Vendedor Leão da montanha –  Saída pela direita! Tem loja que, se o cliente chegar faltando dez minutos para fechar, os vendedores somem. O desenho animado da Hanna Barbera mostrava que, o leão da montanha, quando em dificuldades, sumia. Eu já vi, vendedor se esconder no estoque quando percebe que o cliente está entrando na loja com um produto para trocar. Mas também já vi a Regina, uma vendedora de calçados, atender com toda atenção do mundo uma cliente que queria trocar um calçado. A cliente trocou e levou uma bolsa para combinar. Resultado: cliente feliz e comissão maior.

Vendedor Leão Lobo – Este é o profissional que dá notícia de tudo e sempre entende de todos os assuntos. Sabe da vida dos clientes, celebridades, sabe dos detalhes amorosos dos colegas de trabalho, comenta com todos o que o cliente pediu para ser confidencial. Se o chefe comprou um carro novo, é o primeiro a reclamar um aumento de salário. Mas, diferente do apresentador da televisão, o vendedor Leão Lobo não dá ibope e não dura muito tempo.

Síndrome do Leão e o Rato – Na fábula de Êsopo, um ratinho faz um favor para o leão que estava amarrado. Já encontrei vendedores que tinham o potencial de uma leão, mas sempre reclamavam que as coisas estavam difíceis. Viviam esperando aparecer alguém para roer as suas amarras pessoais.

Pentear o leão – Esta é uma expressão que ouvi pela primeira vez em uma aula do meu MBA. O professor dizia que ao invez de matar o leão, temos que dar uma penteada no felino. Quer dizer que, com estratégia, se consegue realizar coisas realmente difíceis.

Leão do Madagascar – Alex é um leão diferente. Na animação da Dreamworks (na primeira e segunda versão) ele tinha que se remexer. Para ter sucesso, Alex aprendeu a dançar e rebolar. Lembra da música? “Eu me remexo muito! Eu me remexo… muito!” Vendedor de verdade tem que ser assim também, ter jogo de cintura para agradar o cliente e remexer muito para não tirar a lucrativadade da empresa.

Na selva em que vivemos, eu desejo sinceramente, que você escolha qual leão quer ser. Você pode matar um leão por dia, ter atitude de leão, ou esperar o leão morrer de velho e se esconder atrás de desculpas.

Para saber mais sobre leões, assista o Animal Planet, para ver uma apresentação inspirada neste texto acesse www.slideshare.net/radiovendas ou dê um follow em @radiovendas no Twitter.

Leandro Branquinho Vendedor, publicitário, instrutor de vendas e admirador da fauna corporativa

Share this Story

About Leandro Branquinho

Top Palestrante de Vendas Autor do Rádio Vendas Colunista da Revista VendaMais Colaborador de Grandes Portais como Falando de Varejo e A Magia do Mundo dos Negócios Em 2016, viajou o país do Oiapoque ao Chuí em busca do Melhor Vendedor do Brasil

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

© Leandro Branquinho 2017, All Rights Reserved