10 verdades sobre a “confiança”

Como conquistar a confiança dos clientes? Como conquistar a confiança do chefe? Como conquistar a confiança dos colegas de trabalho? Se você se faz alguma destas perguntas, sabe da importância que é ser uma pessoa confiável. Após pesquisar bastante, fiz uma lista com 10 verdades sobre “confiança”. Pode confiar!

1-Confiança é consistência

As pessoas confiam em quem entrega o que promete, sempre. Supreender o cliente só uma vez não é suficiente, ele sempre vai querer mais. É preciso ter consistência também nos relacionamentos. Ninguém gosta de trabalhar com colegas que são “de lua”, que mudam de comportamento a toda hora.

2-Confiança é percepção

De nada adianta ter seriedade e ética se os clientes e os colegas de trabalho te enxergam de outra maneira. Não basta ser ético, tem que parecer ético.

3-Confiança se conquista com boa fama

Conhecer muitas pessoas é ótimo, melhor ainda é quando muitas pessoas conhecem você. A propaganda boca a boca é a mais poderosa que existe. Para que ela seja positiva, você tem que fazer a sua parte.

4-Ser de confiança é ter honestidade 

Se o profissional não desfalca a empresa, não rouba e não fala mentiras ele já pode ser considerado honesto? Penso que não. Se alguém sabe que não tem competência e faz pose de quem tem, não está sendo honesto.

5-Quem confia tem esperança 

Se as pessoas confiam em você, elas tem a firme esperança que você entregará o que prometeu. A cada falha cometida, a esperança vai se perdendo e a confiança se destruindo.

6-Ser de confiança não é só chegar no horário 

Chegar no horário é o mínimo e só cumprimento do prazo não te faz ser confiável, te faz ser pontual. Agora a falta de pontualidade frequente, faz com que as pessoas percam a confiança.

7-Ser de confiança não é só guardar segredos 

O profissional mais confiável não é o que melhor guarda segredos de coisas erradas, é aquele que orienta e ajuda o colega ou a empresa a encontrar as soluções e os melhores caminhos.

8-Empatia conquista mais confiança do que competência 

Competência é importante, mas as pessoas são muito carentes de atenção. Os profissionais que são atenciosos e sabem se colocar no lugar das pessoas, conquistam uma legião de fãs, mesmo que não sejam os mais competentes.

9-As pessoas confiarão em você se você confiar em si mesmo primeiro

A falta de confiança em si próprio é reflexo do despreparo ou da baixa auto-estima. Para conseguir autoconfiança estude, aprenda, seja curioso, não tenha medo de perguntar e aprenda a gostar de si mesmo.

10-Confiança é frágil como vidro 

Para conquistar a confiança é necessário muito trabalho e empenho, mas ao menor deslize ela é destruída e, assim como o vidro, dá até pra colar, mas nunca mais será a mesma.

Leandro Branquinho – vendedor, publicitário, radialista e instrutor de atendimento e vendas

    2 Comments

  1. Leandro, concordo com o texto! Entendo e sinto na prática, como a confiança é importante em nossas vidas, profissional e pessoal. Para quem procura uma nova oportunidade de trabalho, como eu, precisa demonstrar (e ser!) confiança para com os possíveis empregadores e/ou parceiros. Acredito que isto também se aplica a um novo serviço ou produto de uma empresa, como também no dia-a-dia. E vale tanto no sentido da competência como da empatia, como você bem colocou acima.
    Abraços e sucesso!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Confiança – como conquistar — Rádio Vendas - [...] Para ler o texto completo clique AQUI [...]

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *